domingo, 29 de março de 2009

Proclama? Hein?!

Eu fiz o curso de noivos já tem um tempão, corri atrás de toda papelada de batismo atualizado, etc. e quando fui entregar os papéis na igreja que vou casar, eles falaram: "Ih..não..você tem que levar isso na igreja perto da sua residência para eles abrirem um processo".

Putz, porque eles não falaram isso antes?? Levei então em uma igreja aqui perto de casa e lá falaram: "Nossa, você vai casar dia 20/04?? Mas não vai dar para fazer o proclama!"

Para quem não sabe, para casar no religioso, a igreja coloca em um quadro o nome dos noivos por 4 semanas para saber se alguém será contra o casamento.

Bom, então ela disse que tudo bem, que iria deixar os nosssos nomes apenas por 2 semanas. E depois teríamos que voltar lá para responder um questionário junto com o padre. Quando estava saindo, ela falou. Ah, e só para lembrá-la que o custo desse processo é R$200, ok? Mas depois você acerta. É O QUE???

Caramba, não é revoltante?? Tudo bem, meu pai diz que a igreja tem que ter uma renda de alguma forma, para pagar manutenção, padre, etc. Mas eu já acho isso um roubo!!

Então, deixa eu ver se entendi bem. Para casar com abenção de Deus, nós temos que ter dinheiro??? Ai gente, cada dia que passa questiono mais a igreja católica!

10 comentários:

Pri disse...

Minha querida amiga... depois que eu ouvi da boca da mulher q me deu curso de noivos que eu dependia da boa vontade dela pra me casar, nada que venha da igreja católica me espanta mais! eu já sabia disso, pq fui na igreja q quero casar e me deram duas laudas com toooooodos os procedimentos valores e... Proibições!
enfim... dá vontade de desistir de casar na igreja, mas... por amor aos nossos avós estamos nos esforçando!
beijos

Aline Vicentin disse...

Nossa miga, que coisa heim?
Mas é por isso e por outras coisas é que vou fazer minha cerimônia no mesmo local da recepção, o juíz fará o casamento no civil e depois alguém vem para ministrar uma oração abençoando os noivos.
Mas espero que vc consiga resolver isso numa boa, sem muito stress.
Bjinhus e até a próxima querida.

Noivinha Dê disse...

Olá.. tem sleinho lá no blog para vc... passa lá depois. Bjos

Ariana e Milton disse...

Aninha, mes passado tambem fui na igreja aki perto e fikei passada com os preços, só que as coisas aí pro sul são sempre mais caras né pq aqui é mais barato mas acho um absurdo a burocracia e valores cobrados, peraí né, se querem mais fiés como vão conseguir desse jeito, eu hein!

Graciela disse...

Ana,
cuidado! Uma amiga minha casou, pagou tudo direitinho, mas no dia do casamento, quando os padrinhos foram assinar o livro, ainda pediram dinheiro aos padrinhos! :| Quando ela soube disso depois, quase morreu de raiva e vergonha!

Unknown disse...

Ih, não vou pagar nada não.
To dura!!!!
hahahahahahaaha

Kátia disse...

Olá!Sempre visito,mas é a primeira vez que comento.Devo dizer que já vivi essa indignação com a igreja catolica.Aliás,nem católica eu sou (sou espirita),era mais por vontade do noivo e família.
Pois bem,meu noivo já foi casado aos 18 anos com a noiva gravida, o que pode "ser tentado" no Tribunal Eclesiastico (nem sabia que existia isso rs )uma anulação pela bagatela de ... 8 SÁLARIOS MINIMOS em primeira instancia e mais 4 em segunda instancia caso necessario.
Nem preciso dizer que desistimos na hora né?

Beijos

Unknown disse...

Ai, essas coisas são um saco mesmo!
Parece que todo mundo quer extorquir os noivos, pensam que estamos rasgando dinheiro né?

Respira, respira que tá acabando.

Bjos

Anônimo disse...

Querida, se vc questiona a igraja catolica, pq vai casar nela entao? Coisa sem nexo!

Meire disse...

É complicado falar de religião, mas o que posso dizer é que sou católica e sinceramente acho que boa parte das pessoas que casam deveriam frequentar mais as missas e se envolver mais na igreja, só podemos questionar o que conhecemos e fazemos parte.
bjs e que Deus esteja presente não só na sua cerimonia mais em todos os dias de sua vida de casada.